sexta-feira, 1 de junho de 2012

Grande "Tour" ao Açude Enéias!!

      Com o objetivo de articular a teoria a prática, os profissionais do magistério da Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos propuseram fazer uma caminhada até o Açude Enéias com os alunos do 5º ao 9º ano, na perspectiva de estimular os educandos a observar a situação em discussão e questionar-se do "porquê" de está ocorrendo o problema para que pudessem, após o desenvolvimento dos conteúdos propostos para o projeto em sala de aula, formular hipóteses através da experimentação e serem capaz de avaliar qual a melhor forma de resolver o problema, concluindo com proposições  possíveis de se realizar e coerentes a situação problema apresentada.
























      Ao final da caminhada, depois de observar os córregos poluídos e a falta de respeito que está havendo com o açude, os alunos e a equipe pedagógica, na passagem pelo assentamento Santa Clara vila "B", fizeram uma manifestação alertando os moradores  sobre o objetivo do projeto e pedindo apoio a população local.
  Chegando a margem do açude, formou-se um grande círculo, simbolizando um "forte abraço" no açude Enéias e utilizando o espaço como sala de aula  para que o Agente de Saúde Comunitário Iranildo (Ninô), juntamente com os educadores, dessem uma palestra sobre a importância em tomar medidas preventivas para garantir a qualidade da água e evitar doenças.
    Após a caminhada e a palestra, voltaram todos para a escola para dar continuidade as ações do projeto.
    












quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uma aula sobre o Açude Enéias (Tupã).


      Para provocar a mudança de uma determinada realidade é necessário entender, primeiro, por qual motivo ela ocorre, que ações foram feitas para que resultasse em tais efeitos. O vídeo que se encontra abaixo desse texto foi gravado as margens do açude Enéias, com a participação dos alunos do 9º ano, da direção da escola e da coordenação pedagógica da escola., fazendo parte  das ações a serem desenvolvidas no projeto pedagógico.
      A importância da viagem foi fazer com que os alunos interagissem direto com os sujeitos que vivenciaram a  história do açude para que entendessem a importância que ele tem para a comunidade e demais pessoas que se servem de sua água.
      Para que o objetivo do projeto fosse alcançado, convidou-se o Sr. Sinval, homem maduro, vivido, morador do Assentamento Santa Clara, vila "B" que, de forma articulada, relatou  para todos os presentes a gênese do objeto de pesquisa, ou seja, como surgiu o Açude Enéas. Apreciem!!!





















segunda-feira, 28 de maio de 2012

repostagem: 1º VISITA AOS CÓRREGOS DO AÇUDE ENÉAS E AO MANANCIAL

      Por motivo de falhas técnicas postaremos mais uma vez as fotos da primeira visita aos córregos que abastecem o açude Enéas (Tupã) e ao manancial. relembrando o motivo dessa ação, o Agente Comunitário de Saúde, o Sr. Ninô, que também e responsável de aluno matriculado na escola, chegou com a informação de que os córregos que abastecem o Açude Enéas estão poluídos, e que é um fato grave. A caminhada foi feita pela manhã, em 04 de fevereiro do corrente ano, onde o Professor/Coordenador Pedagógico Edilberto e o Sr. Ninô, juntos, percorreram a estrada que leva até o açude observando as condições em que se encontram os córregos e, para melhor esclarecimento e compreensão da real situação, a caminhada finalizou no açude, onde ambos puderam observar que a área em volta deste recurso hídrico precisa de mais atenção e cuidados para a preservação.
      Observem as fotos que se seguem abaixo e reflitam!!

Assim que começam a caminhada o Agente de Saúde Comunitário, o Sr. Ninô, e o Prof./Coord. Pedag. Edilberto, encontram os primeiros sinais de poluição.










E no Açude, a realidade que reflete o descuido com o meio natural e com um recurso hídrico historicamente importante.


Animais "usufruindo" de forma inapropriada da água do açude. 


depósitos usados de óleo de motor de carro e...


...mesmo assim a água é retirada!



      Como dizia o grande filósofo contemporãneo " A consciência e a razão surgem de acordo com a necessidade de cada um em ser humano".