quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Páscoa!! Amor e alegria manifestada das mais variadas formas.

     A Páscoa tem significados diferentes, dependendo a que povo e a que religião esteja referindo-se. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
     Na escola Manoel Belmino antecipando a Páscoa, os profissionais do magistério desenvolvem atividades em sala de aula objetivando desenvolver nos alunos a sensibilidade para compreenderem e desenvolverem atitudes cidadãs, voltadas a um comportamento que favoreça a boa convivência pelo compartilhamento, pela cooperação, pela tolerância e principalmente pelo amor.
     Durante as aulas, os símbolos que caracterizam a Páscoa Cristã, e seus significados, são explorados e discutidos com os alunos, para que eles possam compreender que esse período festivo tem um significado cultural.
     Evidente que não se deixa de explicar as diferentes formas de festejar a Páscoa, onde cada povo, com a cultura que lhe é peculiar, manifesta as suas intenções e suas emoções para esta data.
     Na escola, culminando uma semana de intervenções pedagógicas referentes a Semana Santa e, especificamente, a Páscoa, nesta quarta-feira, em, 04/04/2012, os profissionais do magistério planejaram e realizaram uma série de atividades lúdicas, onde os alunos (as) aprenderam e se divertiram.
     Abaixo, está o registro das atividades desenvolvidas na culminância do "Projeto Páscoa".


     A Prof. Maria José, junto com os alunos do 5º ano, realizou uma apresentação teatral , e o título da peça era: "O Coelhinho que não queria estudar."
     O Objetivo da peça era repassar aos alunos situações que demonstravam o resultado negativo pela falta de interesse do aluno (a) em frequentar a escola, o quanto a criança deixa de aprender por se evadir, por não comparecer ao ensino que acontece na escola.

Os alunos aguardam os personagens da peça.



A Professora Maria José observando o desempenho dos alunos (a) enquanto era realizada a apresentação.



Os alunos (as) acompanham atentamente...

...o desenrolar da história dramatizada.
     


Os Professores (Porfª. Vitória), a Vice Diretora Eunice, as funcionárias da escola, a A.S.G Ivonete e a merendeira Fatinha (lá na entrada da admst.) e os alunos.

Os alunos dão um "Show" de interpretação!!!

(caracterização dos personagens)

Neste "Ato" da peça, o objetivo é demonstrar a importância da escola (na sala de aula).


O momento da "partilha", importantíssimo para exploração dos conceitos de amizade, companheirismo e cooperação.







     Na sequência, iniciaram as brincadeiras pertinentes ao temática da culminância.

A Professora  do 2º ano, Edivânia,...
...  comanda a brincadeira onde os alunos têm que por o "rabo do coelho",... 

...e foi muito legal,... 



 ...os alunos se divertiram bastante.






      Em seguida, aconteceu a brincadeira da "Toca do Coelho". A Professora Rosineide  (a direita da Profª Vitória) comandou a brincadeira realizada com os alunos (as).


E foi outro sucesso!!!
 




     Em seguida, depois de grande expectativa por parte de todos os presentes, chegou a hora de "Quebrar a Cabaça"!!!!
     Nesse momento os alunos já estavam eufóricos para ver quem conseguiria quebrar a "Cabaça".
     Toda essa euforia se dá pelo fato de no interior da "Cabaça" está repleto de confeito, e quando um consegue quebrá-la, todos conseguem se deliciar com o que há dentro.

Os alunos observando o objeto desejado,...


...  e depois  festejando o momento da "Quebra da Cabaça"!!


A Professora/Supervisora Jailma comandou o "ápice" da culminância!!




     E os alunos iniciaram a "farra"!! Eles (as)...

...tentaram,...

...se esforçaram,...

...se dedicaram,...



 ...foram determinados,...

...tentaram de todas as formas,...


...utilizaram diversas estratégias,...



     Mas sabemos que as vezes, em algumas disputas, só há um vencedor, e como eram duas "Cabaças", surgiram dois vencedores. Vamos conhece-los!!!


     O primeiro foi o aluno do 3º ano, Jorge, ele foi direto e quebrou a "Cabaça" de primeira, a festa foi grande.
    


Jorge no momento da "Grande Tacada"!!
 



      E depois com o prêmio na mão, onde dividiu com os colegas da escola.



     O segundo foi o aluno do 5º ano, Jackson, que por coincidência é o irmão de Jorge, o primeiro a quebrar a "Cabaça"!! isso não é interessante?
     E de novo, a festa foi grande!!!!








     Para finalizar, as Professoras distribuíram os brindes de Páscoa para os alunos (as).




Professora Rosineide toda "risonha" com o sucesso do evento!!




Professora Mariana com seus alunos durante a distribuição dos brindes!!
A mãe de aluno (a) estava ao lado ( a esquerda da Professora), aguardando a saída dos filhos.
 

 Professora Vitória com seus alunos durante a distribuição dos brindes!!



Mais uma vez, mães de alunos que observavam o evento enquanto aguardavam a liberação dos alunos (as) da escola.



E após as realizações dessa manhã maravilhosa, os professores e funcionários de escola se despediram dos alunos (as) e responsáveis de alunos (as) presentes, desejando uma Feliz Páscoa, e um bom retorno após o "Feriadão".



terça-feira, 3 de abril de 2012

Apresentando...os protagonistas da E.M.M.B.S!!!

     Educação tem nome, voz e rosto!!!
É de extrema importância que se entenda o conceito de "valorização" não apenas nos plano material, ou que se apegue a uma idéia abstrata, sem cor, sem calor e sem alma.
A verdadeira valorização deve começar pela "humanização", identificando as atitudes e as relacionando a quem as realiza, essa é a verdadeira essência de "valorização".
Partindo desse princípio, podemos afirmar que os protagonistas que integram a Equipe do Magistério da E.M.M.B.S, em sua totalidade, fazem de seu papel não apenas uma “caricatura” integrante de uma história, eles se permitem à co-autoria da vida em que vivem coletivamente, porque, na realidade, essa é a essência de todo ser, para ser humano: VIVER e COMPARTILHAR.
Refletindo sobre a prática pedagógica na escola, sobre o ensino e a aprendizagem e sobre os profissionais do magistério que se articulam entre si para que a educação na E.M.M.B.S alcance a “excelência”, para enriquecimento da argumentação, destaca-se um trecho do artigo extraído dos livros do Professor Luiz Machado, Ph.D, Cientista Fundador da Cidade do Cérebro e Mentor da Emotologia, afirmando que:
“Em nossos dias, os coordenadores de equipe precisam criar as condições para que os alunos:
* aprendam a aprender, isto é, aprendam a conhecer, a lidar com o mundo como informação; enfim, aprendam a conhecer;
* aprendam a aprender rápido;
* aprendam a gostar de aprender;
* aprendam a desenvolver a inteligência e a criatividade;
* aprendam como fazer (teoria), aprendam a fazer (prática) e façam (autonomia para fazer);
* aprendam o valor de troca (valor econômico) do que aprendem;
* aprendam a viver juntos (inteligência social, inteligência interpessoal, muitas vezes confundida com “inteligência emocional”).
Esta justaposição de idéias não se refere para destaque da coordenação e/ou supervisão pedagógica da escola, mas, para o entendimento de que toda formação científica/escolar, precede da prática pedagógica baseada na observação, questionamento do fato (seja físico ou não), levantamento de hipóteses, dedução, experiência e análise das informações, ou seja, é necessário haver um Método Científico para que o ensino, eficientemente, termine em aprendizagem, e para que isso aconteça é extremamente necessário haver “parceria”, e nesta escola esses parceiros existem, cooperam, colaboram, compartilham, e eles (as) têm nome, rosto e voz. Vamos conhecê-los (as)?

Prof.ª Mariana Fernandes...
...e a turma da Pré-escola.



Prof.ª Rozineide de frança...
 
  ...e a turma do 1º ano.


Prof.ª  Edivânia e a turma do 2º ano.


Prof.ª  Vitória Santos e a turma do 3º ano.


 Prof.ª  Rita Avelino e a turma do 4º ano.




 Prof.ª  Maria José ...
 
...e a turma do 5º ano.
    
Essas são as profissionais que compõem o quadro do Magistério do turno matutino da E.M.M.B.S.




 Nas fotos abaixo identificaremos os demais profissionais do magistério que compõem o quadro do magistério no horário vespertino.


      Da esquerda para a direita: O Supervisor Pedagógico Luciano, Professor Gilberto, o Professor José Candido e o Professor Wilson.


     No mesmo sentido, "Elas"!!




 Rejane e Mércia.





     Finalizando a apresentação da equipe de Profissionais do Magistério....




Do horário vespertino, o Prof. Francisco Aprígio...




...e do horário noturno a Prof.ª Valda.




     Fica então apresentada a equipe de professores da E.M.M.B.S!!




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ensino e Aprendizagem...Uma preocupação consatante na E.M.M.B.S!!

Na data de 29 de março do corrente ano, a Profª. Rita Avelino (a mais nova integrante da equipe de profissionais do magistério da escola) na necessidade de sensibilizar os responsáveis de aluno do 4º ano, solicitou a equipe de gestão da E.M.M.B.S que convocasse uma reunião ADMST./PEDAGÓGICA, que foi norteada pela seguinte pauta:
  • Metodologia de ensino da professora;
  • Expediente de aula: Contrato pedagógico dos alunos (as) com a professora, com os colegas e com a Escola;
  • Compromisso dos responsáveis com a aprendizagem de seus filhos(as);
A reunião fluiu muito bem, onde os responsáveis discutiram juntamente com A Prof.ª Rita Avelino, a Supervisora pedagógica Prof.ª Jailma, o Coordenador Pedagógico Prof. Edilberto, a Vice-Diretora Eunice e com o Diretor da escola o Prof. Manoel Marcelino.
Os responsáveis se comprometeram em se dedicar um pouco mais na observação da aprendizagem de seus filhos (as), como também em comparecer mais na escola.
É isso aí...escola se faz com a comunidade escolar presente, unida e engajada no objetivo de cada vez mais alcançar uma melhor qualidade no ensino.


 Da esquerda, para a direita,  mãe de aluno(a), a Vice-Diretora Eunice, a Prof.ª Rita Avelino, a Supervisora pedagógica Prof.ª Jailma, o Diretor da escola o Prof. Manoel Marcelino e o o Coordenador Pedagógico Prof. Edilberto (fotografando).

E quanto aos responsáveis dos alunos (as)...

...no momento da reunião, afirmam o compromisso com a aprendizagem de seus filhos (as) e com a assiduidade na escola.

Conselho Escolar...A importância da comunidade na gestão democrática da escola!!

                  Nesta última sexta-feira, 30 de março do corrente ano, aconteceu a reunião admst. e pedagógica na escola, contando com uma presença expressiva dos responsáveis de alunos(as), com a seguinte pauta:
  • Renovação do Conselho da Escola (com eleição por aclamação);
  • Informação sobre o novo Centro de Atendimento Psicopedagógico  Municipal;
  •  Fardamento escolar;
  • Lançamento do projeto pedagógico da escola: Tupã, uma história de sobrevivência
  • Assuntos pedagógicos relacionados a aprendizagem dos alunos;
                   No que se refere a eleição do Conselho da Escola, foram eleitos as seguintes pessoas respectivas aos seguimentos que pertencem:
  • Responsáveis de alunos (as): as senhoras Sandra e Jaqueline;
  •  Alunos (as): Lígia do 8º ano e Alana do 8º ano;
  • Funcionários da escola: as senhoras Maria de Fátima Soares de Medeiros (merendeira), e a senhora Maria de Fátima Borges (merendeira);
  •  Professores (as) da Escola: O Sr. Prof. Francisco Aprígio e a Prof.ª Maria Rosineide;
                   Quanto ao fardamento, o Diretor Marcelino apresentou os modelos e o orçamento, mas lembrando sempre que é uma opção dos pais, pois o objetivo e tornar identificável os alunos da escola.
                   Quanto ao projeto proposto pela escola, tem por objetivo alertar a comunidade escolar sobre o que está havendo com um dos recursos hídricos que abastece a Serra de Santana (Zona Rural), o Açude Enéas (mais conhecido por “Tupã”).


Responsáveis de alunos...

...atentos as informações.



Enquanto isso...
Os alunos se articulam para eleger seus representantes no Conselho da Escola.

Os pais escolhem duas senhoras: Sandra e Jaqueline.
Os alunos (as) (da esquerda para a direita) Lígia Eduarda, Alana, Ronilton, Erione e Marinalva, disputamm o "pleito", mas,...


...as alunas Ligia Eduarda e Alana vencem por aclamação.