quarta-feira, 29 de maio de 2013

FITO-VIDA ESTÁ DESENVOLVENDO CURSO AMBIENTAL NA ESCOLA E COMUNIDADE DO ASSENT. SANTA CLARA, CERRO CORÁ RN

ALUNOS DO ASSENTAMENTO SANTA CLARA E COMUNIDADES VIZINHAS EM CURSO AMBIENTAL DA FITO-VIADA FAZENDO COLETA DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO DE SABONETES




ALUNOS FABRICANDO SABONETES NO ASSENTAMENTO  E COMUNIDADES VIZINHAS



terça-feira, 28 de maio de 2013

TERRA UM PLANETA DINÂMICO


A PROFESSORA MARIA JOSÉ ESTA DESENVOLVENDO UM PROJETO COM A  TURMA DO 5° ANO DA E. M. MANOEL BELMINO DOS SANTOS, O TEMA ABORDADO É A TERRA UM PLANETA DINÂMICO.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Belmino dos Santos
Disciplinas abordadas: Ciências e Geografia
Professora: Maria José de Medeiros Silva
Plano de Aula: Terra um planeta dinâmico
Duração: 5 aulas

Objetivos:
v Perceber que o planeta Terra vive em constante mudança.
v Conhecer o movimento da água, do ar e das rochas como agentes ativos de dinamização no Planeta.
v Identificar as modificações ocorridas na paisagem local oriundas da erosão.
v Relacionar a Teoria da Tectônica de Placas com eventos catastróficos, como terremotos e tsunamis, além de suas localizações.
v Compreender as alterações sofridas na vegetação pela ação vulcânica.
v Observar imagens virtuais e informações que auxiliem na atividade proposta.


Temas Transversais:
Ética: Uso e valorização da fala como instrumento esclarecedor dos conteúdos.

Meio Ambiente: Perceber as diferenças ocorridas através de ações dinâmicas (erosão, ciclo da água, ventos, terremotos, vulcões) do Planeta global e localmente.

Saúde: Diferenças entre ambientes que sofreram e/ou não ações de dinamização natural.

Pluralidade Cultural: Diferentes formas de transmissão do conhecimento sobre os pontos de dinamização estudados.

Material a ser utilizado:

v Pesquisa em grupo sobre cada dinâmica abordada.
v Sucatas: palitos de churrasco, garrafa e gargalo de pet, canudos de plástico, etc.
v Cartolinas, isopor, placas de madeira, pincel, tinta guache, cola, papel, tesoura, fita adesiva, canetas.
v Argila, areia, pedras, planta.

1ª Parte:

Leituras, informações, orientações sobre pesquisa de cada dinâmica apresentada.

2ª Parte:

Monitorar execução de pesquisa.

3ª Parte:

Construção de maquetes de cada dinâmica pesquisada (ventos, ciclo da água, terremotos, vulcões, erosão).

Conteúdos:

 Leitura de textos sobre os temas;
Um planeta chamado Terra;
As camadas da Terra;
Planeta dinâmico;
Leitura e representação de mapas.

Metodologia:
Leitura de imagens;
Recursos audiovisuais;
Aulas expositivas;
Imagens virtuais e locais das dinâmicas;
Construção de maquetes.

Avaliação: Será mediada de forma continua verificando o processo de aprendizagem adquirido durante o desenvolvimento do trabalho.