quarta-feira, 16 de julho de 2014

A EMMBS, INICIA TRABALHO COM TURMA DO 5 ANO EM: 09/07/2014

A EMMBS, INICIA TRABALHO COM TURMA DO 5 ANO COM A PROFESSORA MARIA JOSÉ, COM A COORDENADORA ROSINEIDE E A DIRETORA EUNICE. O TEMA A SER TRABALHADO É: DISCIPLINA: CONHECER E ADOTAR NOÇÕES DE ÉTICA E RESPEITO. EM 09/07/2014
 














terça-feira, 15 de julho de 2014

A EMMBS, FAZ VIAGEM DE ESTUDO EM SERRA VERDE CERRO CORÁ


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Prefeitura Municipal de Cerro Corá – RN
CNPJ: 08.173.502/0001-26
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos
Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos
Sítio Chã da Divisão, Cerro Cora/RN


PROJETO VIAGEM DE ESTUDO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: MARIA NILBA DE ARAÚJO SILVA E MARIA ROZINEIDE DE FRANÇA SILVA
TURMAS ENVOLVIDAS: 4º E 9º ANO
DISCIPLINA: HISTÓRIA E ARTES
TEMA DO PROJETO: ARTE RUPESTRE AJUDA A ENTENDER A PRÉ-HISTÓRIA

1-      JUSTIFICATIVA:
A arte rupestre é uma das primeiras manifestações culturais da história da humanidade. Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano u­san­­do extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural. Nelas, é possível identificar, por exemplo, mudanças na busca pelo alimento: a coleta, as caçadas associadas a esse ato e, por fim, a agricultura. O mesmo ocorre com a descoberta e o aprimoramento técnico de utensílios e ferramentas de trabalho. Os rituais de adoração de deuses e a crença dos povos pré-históricos também podem ser mais bem compreendidos por meio desses registros. Muitas vezes, esses povos pintavam a flecha atingindo o animal, pois acreditavam no poder de seus desenhos para influenciar as caçadas. 
A partir desses conhecimentos trabalhados em sala de aula, surgiu a necessidade por parte dos alunos e professoras de visitar e ver de perto algumas pinturas rupestres existentes aqui no município de Cerro Corá-RN no Sitio Serra Verde.

2-      OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos alunos contato direto com as primeiras manifestações culturais da história da humanidade com o intuito de aprofundar e enriquecer o conhecimento de forma concreta a partir da visita a algumas inscrições rupestres no Sitio Serra Verde.

3-      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Conhecer e observar com atenção as pinturas rupestres existentes nas rochas da caverna do Sítio Serra Verde;
·        Imaginar como viviam as pessoas há séculos;
·        Observar as diferenças entre o modo de vida dos primórdios e o das pessoas de hoje;
·        Perceber-se como parte integrante da cultura brasileira.

4-      CONTEÚDOS:
·        Arte Rupestre (registros anteriores à escrita)

5-      METODOLOGIA:
·        Aulas expositivas;
·        Viagem de estudo.

6-      AVALIAÇÃO:
Observando a participação de cada aluno, mediante demonstração de interesse, compromisso e responsabilidade de cada um, dando ênfase ao tema abordado.



































segunda-feira, 14 de julho de 2014

FORMATURA DO PROERD COMUNITÁRIO DA EMMBS, EM 03/07/2014


A EMMBS, PARABENIZA TODA EQUIPE QUE DESENVOLVEU ESSE TRABALHO BRILHANTE QUE FOI REALIZADO NAS ESCOLAS DO NOSSO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ RN,  ATRAVÉS DO PROERD COMUNITÁRIO, COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CURSO QUE ENSINOU AOS PAIS NA CONVIVÊNCIA COM OS FILHOS ORIENTANDO-OS A FICAR LONGE DAS DROGAS.
QUEREMOS AGRADECER EM ESPECIAL A ANTONIONY, ADRIAN, TERTULIANO, ADAILTO, TODOS OS PROFESSORES, A EQUIPE PEDAGÓGICA, PAIS DA EMMBS E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, EM 03/07/2014