A ESCOLA MANOEL BELMINO DOS SANTOS REALIZOU NESTA SEXTA FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2013: A 2ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL
PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL
Tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas
Sustentáveis.
Sub - Tema: Educar para Conviver... Com a Vida...
Com o Meio.
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Escola:
·
Municipal Manoel Belmino dos Santos;
1.2. Diretor(a):
·
Manoel Marcelino Neto;
1.3. Vice-Diretor(a):
·
Eunice Maria dos Santos Silva;
1.4. Secretário(a) Escolar:
·
Elcilene Edineide da Silva;
1.5. Serviço Técnico Pedagógico da
Escola:
·
Coordenador Pedagógico: Edilberto das Neves de
Oliveira;
·
Supervisora Pedagógica: Maria Jailma do nascimento
Silva Santos;
·
Supervisor pedagógico: Luciano da Silva;
1.6. Público Alvo: Toda a Comunidade
Escolar.
1.7.
Período:
O projeto inclui-se no P. P. P. da
Escola e tanto os prazos de realização como os de execução das Ecotécnicas
estão distribuídos durante todo o ano letivo.
2. JUSTIFICATIVA.
Segundo
Edgar Morin, as intervenções pedagógicas ocorridas na escola devem destinar-se
a formação integral do indivíduo, não somente à memorização do conhecimento
científico acumulado historicamente,
mas, internalizando na sua prática que a condição humana deve ser o objeto de
estudo, situando-o no universo para não separá-lo dele, valorizando e articulando
os vários saberes para a formação de competências e habilidades que possam perfilar
as ações de cada pessoa, como conhecedora do mundo que a cerca e, enquanto ser
social, capaz de reconhecer-se aos grupos que se relaciona socialmente ou
profissionalmente. Partindo desse pressuposto, e com o surgimento de novos
valores sociais relacionados à preocupação com as ações que provocam a degradação
do meio ambiente, tanto nas mediações da escola como também numa proporção
globalizada e, conjuntamente as
legislações que orientam à implementação de políticas educacionais que
estimulem a Preservação Ambiental, a Escola Manoel Belmino dos Santos, com a
realização da 2º Conferência do Meio Ambiente
no ano de 2013, debatendo junto com a Comunidade Escolar sobre a necessidade em
elencar ações voltadas para a educação ambiental e, para garantir a eficiência permanente dessas ações,
formar-se-á a Com - Vida (Comissão do Meio Ambiente e qualidade de Vida na
Escola), que intervirá de forma colaboradora e fiscalizadora, tanto na nova
concepção e execução do Currículo da Escola, elemento constituinte do P. P. P,
como na avaliação da eficiência dessas ações.
3. OBJETIVOS
3.1. Gerais:
3.1.1. Reconhecer, avaliar e aplicar meios
sustentáveis de vida no ambiente escolar e em torno.
3.1.2. Estimular a interação da Comunidade Escolar
nos procedimentos didáticos e administrativos da escola;
3.1.3. Instruir alunos a serem cidadãos
que lutam por uma escola ambientalmente sustentável.
3.2. Específicos:
Com a elaboração do Projeto, espera-se
que os participantes se tornem capaz de:
3.2.1. Investigar, identificar e
diagnosticar ações de agressão ao meio ambiente;
3.2.2. Compreender o que é uma A. P. A e
defender a existência dessas áreas como forma de manutenção a vida;
3.2.3. Identificar o tipo de Bioma de
sua interação social ou de trabalho, compreendendo-o como um ecossistema e classificando a interdependência entre as
espécies que o formam;
3.2.4. Propor medidas alternativas de
utilização dos meios naturais;
3.2.5. Defender a preservação da limpeza
nos ambientes de convívio individual e/ou coletivo;
3.2.6. Compreender o conceito sobre
resíduos sólidos, identificando-os e classificando-os de acordo com a origem,
tipo de resíduo, composição química e periculosidade;
3.2.7. Valorizar e participar de
oficinas para reciclagem de resíduos sólidos;
3.2.8. Identificar as potencialidades
econômicas de sua região;
3.2.9. Combater o desperdício propondo
alternativas de produção para agregação de valores;
3.2.10.
Valorizar qualquer iniciativa que possa minimizar o
impacto ambiental, combatendo o uso de agrotóxicos industrializados e
defendendo com proficiência a Cultura Orgânica;
3.2.11.
Utilizar seus conhecimentos para planejar
intervenções a partir da compreensão da realidade socioeconômica e cultural em
que convive;
3.2.12.
Diferenciar os conceitos entre o que é “público” e
“privado”, defendendo o cuidado com a coisa pública;
3.2.13.
Respeitar a diversidade cultural existente na
sociedade, avaliando valores e costumem que possam desvirtuar o conceito da
igualdade de direitos;
3.2.14.
Ler corretamente e interpretar informações que
venham a favorecer ao raciocínio lógico e a produção, seja textual ou falada,
de a argumentação em defesa da postura crítica;
4. ESTRATÉGIAS
4.1. Reunir os Trabalhadores em
Educação da escola, os alunos, os responsáveis de alunos e os representantes
das secretarias de Educação, Cultura, de Agricultura e Meio Ambiente para a
conscientização da importância da implantação do projeto na comunidade escolar;
4.2. Elaborar o calendário para as
ações permanentes elencadas no projeto;
4.3. Uso da mídia para divulgação
contínua do projeto;
4.4. Cadastrar artesãos para ministrar
as oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos;
4.5. Realizar encontros com os
participantes do projeto para discutir, sistematizar e formar grupos para
colocar em práticas os subprojetos de: oficinas de reciclagem, horta orgânica,
reutilização racional das águas pluviais e das que são servidas na escola.
5. METAS / AÇÕES:
5.1. META 01: GARANTIR A
IMPLEMENTAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO
5.1.1. AÇÕES:
5.1.1.1. Reunião com os
Trabalhadores em Educação e com o Conselho Escolar para revisão do P. P. P e
inclusão permanente do projeto;
5.1.1.2. Revisão do Currículo
Escolar;
5.1.1.3. Campanha para recolhimento de
Resíduos Sólidos na ordem agrícola e comercial;
5.1.1.4. Publicação semanal das ações
realizadas no blog da escola (emmbs.blogspot.com) e na rádio da escola;
5.1.1.5. Cadastramento de artesão na
comunidade escolar
5.1.1.6. Aquisição de material estruturante
para execução do projeto.
5.2. META 03: POSSÍVEIS
MODIFICAÇÕES NA PLANTA DA ESCOLA E/OU IMPLANTAÇÃO DAS ECOTÉCNICAS
5.2.1. AÇÕES:
5.2.1.1. No pátio da escola, cozinha e nas
salas de aula, substituir um percentual de telhas de cerâmica por telhas transparentes
de policarbonato aproveitando mais a incidência da luz solar.
5.2.1.2. Reforma e impermeabilização da
cisterna para a captação da água da chuva;
5.2.1.3. Aquisição de canos de P. V. C e
CALHAS de alumínio para captação de água da chuva
5.2.1.4. Construção de caixa de captação
da água servida na escola para filtração e reaproveitamento na irrigação das
plantas da “Área Verde”, da horta e na limpeza da área interna da escola.
5.2.1.5. Construção de “áreas verdes” no
interior da escola.
5.2.1.6. Construção de canteiros estruturados
em garrafas “PETI”, para as hortas orgânicas na escola;
5.3. META 04:
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO
5.3.1. AÇÕES:
5.3.1.1. Organizar encontros
relatar as experiências vivenciadas no decorrer das atividades;
5.3.1.2. Registrar e avaliar
periodicamente o envolvimento dos alunos no projeto.
5.4. META 05: GARANTIR
RECURSOS FINANCEIROS PARA A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
5.4.1. AÇÕES: Os recursos são oriundos do
FNDE/MEC
6.
RECURSOS
6.1. Humanos:
Trabalhadores em Educação da
escola, discentes, colaboradores, parceiros e integrantes da comunidade,
entidades afins;
6.2. Expediente:
·
Resmas de papel A4;
·
Papel 40;
·
Papel Crepom;
·
Papel cartão;
·
Cartolinas (COMUM E GUACHE);
·
Pincéis atômicos;
·
Pincéis de cerdas;
·
Colas (branca e isopor);
·
E. V. A;
·
T. N. T
·
Tinta guache;
·
Garrafas pet;
·
Cestos para coleta seletiva; (aquisição)
·
Tesoura;
·
Estilete;
·
Classificadores.
6.3. Audiovisuais
·
Caixas Acústicas;
·
Microfones;
·
Impressora multifuncional; (aquisição)
·
DVD’s e CD’s educativos;
·
Murais;
6.4. Insumos
·
Aditivo para argamassa;
|
·
Adubo orgânico;
|
·
Alicate;
|
·
Ancinho;
|
·
Areia (fina e grossa);
|
·
Brita;
|
·
Calha de alumínio;
|
·
Cano P. V. C :100mm, 50mm e de 25mm;
|
·
Carrinho de mão;
|
·
Carvão;
|
·
Cavadeira;
|
·
Cimento;
|
·
Colher de pedreiro
|
·
Conexões de 100mm:
·
Conexões: 50mm:
·
Conexões:25mm;
|
·
Corda de nylon;
|
·
Enxada;
|
·
Impermeabilizantes;
·
de cerâmica:
|
·
Martelo;
·
Mangueiras de irrigação;
|
·
Pá de bico;
·
Pá quadrada:
|
·
Picareta;
|
·
Pregos caibra;
·
Prego ripa:
·
Regadores;
|
·
Sementes;
|
·
Serrote;
·
Lixas: 100; 120; 150.
·
Luvas de proteção;
·
Máscaras de pintura;
|
·
Tela; largura de 1,80 largura:
·
Telha Transparente de acrílica:
|
·
Tijolo;
·
Fita métrica de 50m;
·
Vigas (nervuras) de cimento;
·
Verniz;
·
Kit jardinagem;
|
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será
contínua ao processo permanente das ações e ocorrerá por meio de reuniões com
participação dos docentes, da equipe de coordenadores e da Com – Vida, apresentando
posteriormente o parecer avaliativo do Projeto para toda a comunidade escolar, presencialmente
e na publicação em mídia radiofônica e internet.
8.
CUSTOS E ORÇAMENTOS PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DAS ECOTÉCNICAS
OFICINAS
DE RECICLAGEM
|
||||||||
ITEM
|
MERCADORIA
|
UNID.
|
QTD.
|
P.UNIT.
|
P.TOTAL
|
|||
GARRAFAS PETI
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
PAPELÃO
|
kg
|
-
|
-
|
-
|
||||
JORNAL
|
kg
|
-
|
-
|
-
|
||||
MADEIRA
|
m³
|
-
|
-
|
-
|
||||
TELHAS DE BARRO (antigas)
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
LIXA 100
|
pct
|
01
|
-
| - | ||||
LIXA 120
|
pct
|
01
|
-
| - | ||||
LIXA 150
|
pct
|
01
|
-
| - | ||||
COLA BRANCA
|
kg
|
-
|
-
|
-
|
||||
COLA DE ISOPOR
|
und
|
-
|
-
|
--
|
||||
GRAMPEADOR
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
GRAMPOS
|
cx
|
-
|
-
|
-
|
||||
ESTILETE
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
BARBANTE DE SISAL (ROLO)
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
BASTÃO DE COLA QUENTE
|
kg
|
-
|
-
|
-
|
||||
TINTA GUACHE
|
ml
|
-
|
-
|
-
|
||||
PINCEL
|
und
|
-
|
-
|
-
|
||||
MÁSCARA P/ PINTURA
|
und
|
20
|
-
| - | ||||
LUVAS
|
und
|
20
|
-
| - | ||||
OFICINEIROS
|
und
|
3
| - | - | ||||
TOTAL
|
-
|
|||||||
OBS: a
matéria prima será adquirida mediante
a coleta seletiva, e os oficineiros, serão priorizados os artesãos
municipais.
|
||||||||
SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS
PLUVIAIS
|
||||||
ITEM
|
MERCADORIA
|
UNID.
|
QTD.
|
P.UNIT.
|
P.TOTAL
|
|
CALHA de ALUMÍNIO
|
m
|
30
|
||||
CANOS DE PVC DE 100 MM SOLDÁVEL
|
m
|
12
|
-
| - | ||
CANOS DE PVC DE 25 MM SOLDÁVEL
|
m
|
32
|
-
| - | ||
CONEXÃO: JOELHO DE100 MM
|
und
|
6
|
-
| - | ||
CONEXÃO: LUVA DE100 MM
|
und
|
6
|
-
| - | ||
CONEXÃO: JOELHO DE 25 MM
|
und
|
10
|
-
| - | ||
CONEXÃO: JOELHO “LR” DE 25 MM
|
und
|
10
|
-
| - | ||
CONEXÃO: LUVA DE50 MM
|
und
|
15
|
-
| - | ||
COLA PARA CONEXÕES SOLDÁVEL
|
und
|
5
|
-
| - | ||
BOMBA SUBMERSA
|
und
|
1
|
||||
MÃO DE OBRA; PEDREIRO
|
Diá.
|
4
|
- | |||
TOTAL
|
-
|
|||||
RECUPERAÇÃO DA CISTERNA
(3,00x6,00X4,00) M³
|
||||||
ITEM
|
MERCADORIA
|
UNID.
|
QUANT.
|
P.UNIT.
|
P.TOTAL
|
|
CIMENTO
|
Kg.
|
1500
|
||||
AREIA
|
M³
|
3
|
||||
BRITA
|
M³
|
2
|
||||
ADITIVO PARA ARGAMASSA
(bisnaga)
|
und
|
120
|
||||
HIPERMEABILIZANTE
|
und
|
5
|
||||
CARROÇA DE MÃO
|
Und.
|
1
|
||||
ENXADA
|
Und.
|
1
|
||||
PÁ QUADRADA
|
und
|
1
|
||||
MÃO DE OBRA; PEDREIRO
|
Diá.
|
10
|
||||
MÃO DE OBRA; SERVENTE
|
Diá.
|
10
|
||||
TOTAL
|
TANQUES DE FILTRAGEM E DE
CAPTAÇÃO
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA
SERVIDA NA ESCOLA
T.F: 1,00X1,00X1,20; T.C: 2,00X
1,5X 1,00
|
|||||
ITEM
|
MERCADORIA
|
UNID.
|
QUANT.
|
P.UNIT.
|
P.TOTAL
|
CIMENTO
|
Kg.
|
500
|
|||
AREIA (MÉDIA E FINA)
|
M³
|
2
|
|||
BRITA
|
M³
|
2
|
|||
ADITIVO PARA ARGAMASSA
(bisnaga)
|
und
|
30
|
|||
HIPERMEABILIZANTE
|
und
|
1
|
|||
CARROÇA DE MÃO
|
Und.
|
1
|
|||
ENXADA
|
Und.
|
1
|
|||
PÁ QUADRADA
|
und
|
1
|
|||
MÃO DE OBRA; PEDREIRO
|
Diá.
|
6
|
|||
MÃO DE OBRA; SERVENTE
|
Diá.
|
6
|
|||
TOTAL
|
HORTA ORGÂNICA
|
|||||
ITEM
|
MERCADORIA
|
UNID.
|
QUANT.
|
P. UNIT.
|
P. TOTAL
|
CAIBRO
|
M
|
88
|
|||
TELA FINA (1,80 l)
|
m
|
68
|
|||
ANCINHO
|
und
|
1
|
|||
KIT JARDINAGEM
|
und
|
10
|
|||
MANGUEIRA PARA IRRIGAÇÃO (1/2)
|
m
|
50
|
|||
ADUBO ORGÂNICO
|
M³
|
1
|
|||
LUVAS
|
und
|
10
|
|||
VASSOURAS
|
und
|
-
|
-
|
||
SACO DE LIXO DE 100KG
|
und
|
100
|
|||
PENEIRAS DE TELA FINA
|
und
|
2
|
|||
CONJ. DE LIXEIRAS P/ COLETA
SELETIVA
|
UND
|
1
|
|||
TESOURA DE PODAR
|
und
|
5
|
|||
PREGO DE CAIBRAR (15X15)
|
Kg
|
2
|
|||
PREGO DE RIPAR
|
Kg
|
2
|
|||
TOTAL
|
9.
CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES
TEM
|
ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS
|
MESES/
2013
|
|||||||||
07
|
07
|
07
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
13
|
||
01
|
Elaboração
do projeto
|
x
|
|||||||||
02
|
Reunião
dos coordenadores do projeto.
|
x
|
|||||||||
03
|
Sensibilização,
Divulgação, Reuniões com Direção, Serviço Técnico, Coordenadores de Área para
apresentação do Projeto pela Comissão
|
x
|
|||||||||
04
|
Divulgação
Interna na escola do PROJETO
|
x
|
|||||||||
05
|
Confecção
das atividades do projeto em sala de aula
|
x
|
|||||||||
06
|
Montagem
do Stands e Barracas no local de exposição
|
x
|
|||||||||
07
|
Ornamentação
e Socialização do Projeto
|
x
|
|||||||||
08
|
Avaliação do
Projeto
|
xx
|
xx
|
xx
|
xx
|
xx
|
xx
|
xx
|
x
|
x
|
x
|
Escolas sustentáveis
Plano de Ação
Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos:
Atendendo
a legislação que orienta a implementação de políticas educacionais que
estimulem a Preservação Ambiental, a Escola Manoel Belmino dos Santos
realizou no ano de 2013 a sua 2º Conferencia do Meio Ambiente, para
discutir junto com a Comunidade Escolar a escolha de ações voltadas para a
educação ambiental e formação da Com - Vida (Comissão do Meio Ambiente e
qualidade de Vida). Dentre os projetos/Planos de Ação apresentados na
Conferência do Meio Ambiente, a plenária votou e aprovou o Projeto – Plano
de Ação que contempla intervenções voltadas para o segmento “terra”.
Partindo do
pressuposto que a preservação ambiental é uma questão de educação, a
formação do sujeito para interagir de forma adequada, consciente e
respeitável com o meio ambiente ocorrerá, principalmente, dentro da escola.
Mas, para isso é necessário que a escola reflita sobre o Projeto Político
Pedagógico, e neste, que observe a composição do currículo da escola,
avaliando continuadamente como é tratada a questão ambiental.
Tendo como elemento
disparador a 2º Conferência do Meio Ambiente, a escola não só reformulará
o seu Projeto Político Pedagógico,
mas também irá com a implementação da Com – Vida, definir ações que serão
desenvolvidas e reavaliadas permanentemente na escola para que o ensino e
aprendizagem alcancem um nível de interação que reflita diretamente para
uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Conforme o manual
para Escolas Sustentáveis, resolução CD/FNDE, nº18/2013, a qualidade de vida a que se observa não se
refere, especificamente, só ao meio ambiente, mas também nos aspectos
físicos da escola e ao social. As ações a serem realizadas pela escola,
orientadas posteriormente pela Com –
Vida oportunizará a construção de habilidades e competências para
desenvolver ações visando um futuro sustentável.
Para realização
desses Projetos serão envolvidas todas as disciplinas, objetivando a
formação integral, não só do aluno, mas de todos envolvidos nas ações. A
primeira ação a ser realizada pela escola é incluir no Projeto Político
Pedagógico da Escola um calendário com um cronograma de oficinas para o
manuseio e reciclagem de resíduos sólidos como: plásticos, papelão,
madeira, etc. Essas oficinas serão realizadas anualmente, no mês de Junho,
em alusão a Semana do Meio Ambiente. Além das oficinas, serão realizadas palestras, e distribuição de panfletos
para a conscientização e o
desenvolvimento do hábito quanto ao tratamento do lixo, estimulando para a
coleta seletiva e para a reutilização de produtos da maneira adequada. A
escola se responsabilizará em adequar o espaço físico com conjunto de
lixeira para coleta seletiva e cobrará ao poder público para que no entorno
da comunidade escolar sejam implantadas lixeiras para coleta seletiva,
incentivando ao surgimento de políticas adequadas a preservação ambiental.
As demais ações
serão voltadas para o incentivo e valorização da horticultura, promovendo o
conhecimento de outras culturas que possam ser desenvolvidas na comunidade.
Como exemplo, a primeira ação para este segmento será a construção de
canteiros com garrafas PETI, recolhidas na própria comunidade. Esta ação
também será permanente na escola e constará no P. P. P da escola, sendo
utilizada como elemento disparador para o ensino e aprendizagem dos
conteúdos disciplinares no currículo.
Será construída na
escola uma caixa de capitação com filtração, para reutilização da água
servida na escola. A água será reutilizada para irrigação dos canteiros de
hortaliças.
|
RELATORA ANTÔNIA MOZANIELE, ALUNA DO 9° ANO FAZENDO A ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL DE MEIO AMBIENTE
Diretor : Manoel Marcelino Neto
Vice-Diretora: Eunice Maria dos Santos Silva
PROFESSORES DA ESCOLA
PARTICIPANTES DA ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA
ALUNOS DO 9° ANO
GRUPO DE PRODUTORES DOS PRODUTOS NATURAIS DO ALTO DA SERRA LIGADO A FITOVIDA
PRODUTOS NATURAIS DO ALTO DA SERRA
PALESTRANTE: LEONEL DA GRAÇA GENEROSO, FALANDO SOBRE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
COORDENADOR: EDILBERTO DAS NEVES DE OLIVEIRA APRESENTANDO O PLANO DE AÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL