segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A ESCOLA MANOEL BELMINO DOS SANTOS REALIZOU A 2ª CONFERÊNCIA : PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL


A ESCOLA MANOEL BELMINO DOS SANTOS REALIZOU  NESTA SEXTA FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2013: A 2ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL




PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL
Tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.
Sub - Tema: Educar para Conviver... Com a Vida... Com o Meio.

1.    IDENTIFICAÇÃO

1.1. Escola:
·        Municipal Manoel Belmino dos Santos;
1.2. Diretor(a):
·        Manoel Marcelino Neto;
1.3. Vice-Diretor(a):
·        Eunice Maria dos Santos Silva;
1.4. Secretário(a) Escolar:
·        Elcilene Edineide da Silva;
1.5. Serviço Técnico Pedagógico da Escola:
·        Coordenador Pedagógico: Edilberto das Neves de Oliveira;
·        Supervisora Pedagógica: Maria Jailma do nascimento Silva Santos;
·        Supervisor pedagógico: Luciano da Silva;
1.6. Público Alvo: Toda a Comunidade Escolar.
1.7. Período: O projeto inclui-se no P. P. P.  da Escola e tanto os prazos de realização como os de execução das Ecotécnicas estão distribuídos durante todo o ano letivo.

2.    JUSTIFICATIVA.
            Segundo Edgar Morin, as intervenções pedagógicas ocorridas na escola devem destinar-se a formação integral do indivíduo, não somente à memorização do conhecimento científico  acumulado historicamente, mas, internalizando na sua prática que a condição humana deve ser o objeto de estudo, situando-o no universo para não separá-lo dele, valorizando e articulando os vários saberes para a formação de competências e habilidades que possam perfilar as ações de cada pessoa, como conhecedora do mundo que a cerca e, enquanto ser social, capaz de reconhecer-se aos grupos que se relaciona socialmente ou profissionalmente. Partindo desse pressuposto, e com o surgimento de novos valores sociais relacionados à preocupação com as ações que provocam a degradação do meio ambiente, tanto nas mediações da escola como também numa proporção globalizada  e, conjuntamente as legislações que orientam à implementação de políticas educacionais que estimulem a Preservação Ambiental, a Escola Manoel Belmino dos Santos, com a realização da  2º Conferência do Meio Ambiente no ano de 2013, debatendo junto com a Comunidade Escolar sobre a necessidade em elencar ações voltadas para a educação ambiental e, para garantir a  eficiência permanente dessas ações, formar-se-á a Com - Vida (Comissão do Meio Ambiente e qualidade de Vida na Escola), que intervirá de forma colaboradora e fiscalizadora, tanto na nova concepção e execução do Currículo da Escola, elemento constituinte do P. P. P, como na avaliação da eficiência dessas ações.

3.    OBJETIVOS
3.1. Gerais:
3.1.1.    Reconhecer, avaliar e aplicar meios sustentáveis de vida no ambiente  escolar e em torno.
3.1.2.    Estimular a interação da Comunidade Escolar nos procedimentos didáticos e administrativos da escola;
3.1.3.   Instruir alunos a serem cidadãos que lutam por uma escola ambientalmente sustentável.

3.2. Específicos:
          Com a elaboração do Projeto, espera-se que os participantes se tornem capaz de:
3.2.1.   Investigar, identificar e diagnosticar ações de agressão ao meio ambiente;
3.2.2.   Compreender o que é uma A. P. A e defender a existência dessas áreas como forma de manutenção a vida;
3.2.3.   Identificar o tipo de Bioma de sua interação social ou de trabalho, compreendendo-o como um ecossistema  e classificando a interdependência entre as espécies que o formam;
3.2.4.   Propor medidas alternativas de utilização dos meios naturais;
3.2.5.   Defender a preservação da limpeza nos ambientes de convívio individual e/ou coletivo;
3.2.6.   Compreender o conceito sobre resíduos sólidos, identificando-os e classificando-os de acordo com a origem, tipo de resíduo, composição química e periculosidade;
3.2.7.   Valorizar e participar de oficinas para reciclagem de resíduos sólidos;
3.2.8.   Identificar as potencialidades econômicas de sua região;
3.2.9.   Combater o desperdício propondo alternativas de produção para agregação de valores;
3.2.10.               Valorizar qualquer iniciativa que possa minimizar o impacto ambiental, combatendo o uso de agrotóxicos industrializados e defendendo com proficiência a Cultura Orgânica;
3.2.11.               Utilizar seus conhecimentos para planejar intervenções a partir da compreensão da realidade socioeconômica e cultural em que convive;
3.2.12.               Diferenciar os conceitos entre o que é “público” e “privado”, defendendo o cuidado com a coisa pública;
3.2.13.               Respeitar a diversidade cultural existente na sociedade, avaliando valores e costumem que possam desvirtuar o conceito da igualdade de direitos;
3.2.14.               Ler corretamente e interpretar informações que venham a favorecer ao raciocínio lógico e a produção, seja textual ou falada, de a argumentação em defesa da postura crítica;


4.    ESTRATÉGIAS
4.1. Reunir os Trabalhadores em Educação da escola, os alunos, os responsáveis de alunos e os representantes das secretarias de Educação, Cultura, de Agricultura e Meio Ambiente para a conscientização da importância da implantação do projeto na comunidade escolar;
4.2. Elaborar o calendário para as ações permanentes elencadas no projeto;
4.3. Uso da mídia para divulgação contínua do projeto;
4.4. Cadastrar artesãos para ministrar as oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos;
4.5. Realizar encontros com os participantes do projeto para discutir, sistematizar e formar grupos para colocar em práticas os subprojetos de: oficinas de reciclagem, horta orgânica, reutilização racional das águas pluviais e das que são servidas na escola.
5.    METAS / AÇÕES:
5.1. META 01: GARANTIR A IMPLEMENTAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO
5.1.1.   AÇÕES:
5.1.1.1.      Reunião com os Trabalhadores em Educação e com o Conselho Escolar para revisão do P. P. P e inclusão permanente do projeto;
5.1.1.2.      Revisão do Currículo Escolar;
5.1.1.3.      Campanha para recolhimento de Resíduos Sólidos na ordem agrícola e comercial;
5.1.1.4.      Publicação semanal das ações realizadas no blog da escola (emmbs.blogspot.com) e na rádio da escola;
5.1.1.5.      Cadastramento de artesão na comunidade escolar
5.1.1.6.      Aquisição de material estruturante para execução do projeto.
5.2. META 03: POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES NA PLANTA DA ESCOLA E/OU IMPLANTAÇÃO DAS ECOTÉCNICAS
5.2.1.   AÇÕES:
5.2.1.1.      No pátio da escola, cozinha e nas salas de aula, substituir um percentual de telhas de cerâmica por telhas transparentes de policarbonato aproveitando mais a incidência da luz solar.
5.2.1.2.      Reforma e impermeabilização da cisterna para a captação da água da chuva;
5.2.1.3.      Aquisição de canos de P. V. C e CALHAS de alumínio para captação de água da chuva
5.2.1.4.      Construção de caixa de captação da água servida na escola para filtração e reaproveitamento na irrigação das plantas da “Área Verde”, da horta e na limpeza da área interna da escola.
5.2.1.5.      Construção de “áreas verdes” no interior da escola.
5.2.1.6.      Construção de canteiros estruturados em garrafas “PETI”, para as hortas orgânicas na escola;



5.3. META 04: ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

5.3.1.   AÇÕES:

5.3.1.1.      Organizar encontros relatar as experiências vivenciadas no decorrer das atividades;
5.3.1.2.      Registrar e avaliar periodicamente o envolvimento dos alunos no projeto.

5.4. META 05: GARANTIR RECURSOS FINANCEIROS PARA A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.

5.4.1.   AÇÕES: Os recursos são oriundos do FNDE/MEC

6.    RECURSOS

6.1. Humanos:
Trabalhadores em Educação da escola, discentes, colaboradores, parceiros e integrantes da comunidade, entidades afins;
6.2. Expediente:
·        Resmas de papel A4;
·        Papel 40;
·        Papel Crepom;
·        Papel cartão;
·        Cartolinas (COMUM E GUACHE);
·        Pincéis atômicos;
·        Pincéis de cerdas;
·        Colas (branca e isopor);
·        E. V. A;
·        T. N. T
·        Tinta guache;
·        Garrafas pet;
·        Cestos para coleta seletiva; (aquisição)
·        Tesoura;
·        Estilete;
·        Classificadores.
6.3. Audiovisuais
·        Caixas Acústicas;
·        Microfones;
·        Impressora multifuncional; (aquisição)
·        DVD’s e CD’s educativos;
·        Murais;


6.4. Insumos

·         Aditivo para argamassa;
·         Adubo orgânico;
·         Alicate;
·         Ancinho;
·         Areia (fina e grossa);
·         Brita;
·         Calha de alumínio;
·         Cano P. V. C :100mm, 50mm e de 25mm;
·         Carrinho de mão;
·         Carvão;
·         Cavadeira;
·         Cimento;
·         Colher de pedreiro
·         Conexões de 100mm:
·        Conexões: 50mm:
·         Conexões:25mm;
·         Corda de nylon;
·         Enxada;
·         Impermeabilizantes;
·        de cerâmica:
·         Martelo;
·        Mangueiras de irrigação;
·         Pá de bico;
·        Pá quadrada:
·         Picareta;
·         Pregos caibra;
·        Prego ripa:
·        Regadores;
·         Sementes;
·         Serrote;
·         Lixas: 100; 120; 150.
·        Luvas de proteção;
·        Máscaras de pintura;
·         Tela; largura de 1,80 largura:
·        Telha Transparente de acrílica:
·         Tijolo;
·        Fita métrica de 50m;
·        Vigas (nervuras) de cimento;
·        Verniz;
·        Kit jardinagem;

7.    AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua ao processo permanente das ações e ocorrerá por meio de reuniões com participação dos docentes, da equipe de coordenadores e da Com – Vida, apresentando posteriormente o parecer avaliativo do Projeto para toda a comunidade escolar, presencialmente e na publicação em mídia radiofônica e internet.

8.    CUSTOS E ORÇAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ECOTÉCNICAS

OFICINAS DE RECICLAGEM
ITEM
MERCADORIA
UNID.
QTD.
P.UNIT.
P.TOTAL
GARRAFAS PETI
und
-
-
-
PAPELÃO
kg
-
-
-
JORNAL
kg
-
-
-
MADEIRA
-
-
-
TELHAS DE BARRO (antigas)
und
-
-
-
LIXA 100
pct
01
-
        -
LIXA 120
pct
01
-
        -
LIXA 150
pct
01
-
        -
COLA BRANCA
kg
-
-
-
COLA DE ISOPOR
und
-
-
--
GRAMPEADOR
und
-
-
-
GRAMPOS
cx
-
-
-
ESTILETE
und
-
-
-
BARBANTE DE SISAL (ROLO)
und
-
-
-
BASTÃO DE COLA QUENTE
kg
-
-
-
TINTA GUACHE
ml
-
-
-
PINCEL
und
-
-
-
MÁSCARA P/ PINTURA
und
20
-
        -
LUVAS
und
20
-
        -
OFICINEIROS
und
3
       -        -
                                                                                        TOTAL
-
OBS: a matéria prima será  adquirida mediante a coleta seletiva, e os oficineiros, serão priorizados os artesãos municipais.







SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS
ITEM
MERCADORIA
UNID.
QTD.
P.UNIT.
P.TOTAL
CALHA de ALUMÍNIO
m
30


CANOS DE PVC DE 100 MM SOLDÁVEL
m
12
-
        -
CANOS DE PVC DE 25 MM SOLDÁVEL
m
32
-
        -
CONEXÃO: JOELHO DE100 MM
und
6
-
        -
CONEXÃO: LUVA DE100 MM
und
6
-
        -
CONEXÃO: JOELHO DE 25 MM
und
10
-
        -
CONEXÃO: JOELHO “LR” DE 25 MM
und
10
-
        -
CONEXÃO: LUVA DE50 MM
und
15
-
        -
COLA PARA CONEXÕES SOLDÁVEL
und
5
-
        -
BOMBA SUBMERSA
und
1


MÃO DE OBRA; PEDREIRO
Diá.
4

        -
                                                                                        TOTAL
-


RECUPERAÇÃO DA CISTERNA (3,00x6,00X4,00) M³
ITEM
MERCADORIA
UNID.
QUANT.
P.UNIT.
P.TOTAL
CIMENTO
Kg.
1500


AREIA
3


BRITA
2


ADITIVO PARA ARGAMASSA (bisnaga)
und
120


HIPERMEABILIZANTE
und
5


CARROÇA DE MÃO
Und.
1

ENXADA
Und.
1


PÁ QUADRADA
und
1


MÃO DE OBRA; PEDREIRO
Diá.
10


MÃO DE OBRA; SERVENTE
Diá.
10


                                                                                       TOTAL














TANQUES DE FILTRAGEM E DE CAPTAÇÃO
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA SERVIDA NA ESCOLA
T.F: 1,00X1,00X1,20; T.C: 2,00X 1,5X 1,00
ITEM
MERCADORIA
UNID.
QUANT.
P.UNIT.
P.TOTAL
CIMENTO
Kg.
500


AREIA (MÉDIA E FINA)
2


BRITA
2

ADITIVO PARA ARGAMASSA (bisnaga)
und
30


HIPERMEABILIZANTE
und
1


CARROÇA DE MÃO
Und.
1


ENXADA
Und.
1


PÁ QUADRADA
und
1


MÃO DE OBRA; PEDREIRO
Diá.
6


MÃO DE OBRA; SERVENTE
Diá.
6


                                                                                       TOTAL




HORTA ORGÂNICA
ITEM
MERCADORIA
UNID.
QUANT.
P. UNIT.
P. TOTAL
CAIBRO
M
88


TELA FINA (1,80 l)
m
68


ANCINHO
und
1


KIT JARDINAGEM
und
10


MANGUEIRA  PARA IRRIGAÇÃO (1/2)
m
50


ADUBO ORGÂNICO
1


LUVAS
und
10


VASSOURAS
und
-
-

SACO DE LIXO  DE 100KG
und
100


PENEIRAS DE TELA FINA
und
2


CONJ. DE LIXEIRAS P/ COLETA SELETIVA
UND
1


TESOURA DE PODAR
und
5


PREGO DE CAIBRAR (15X15)
Kg
2


PREGO DE RIPAR
Kg
2


                                                                                      TOTAL




9.    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

TEM
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
MESES/ 2013
07
07
07
07
08
09
10
11
12
13
01
Elaboração do projeto
x



02
Reunião dos coordenadores do projeto.
x




03
Sensibilização, Divulgação, Reuniões com Direção, Serviço Técnico, Coordenadores de Área para apresentação do Projeto pela Comissão

x



04
Divulgação Interna na escola do PROJETO
x



05
Confecção das atividades do projeto em sala de aula
x



06
Montagem do  Stands e Barracas no local de exposição
x


07
Ornamentação e Socialização do Projeto
x


08

Avaliação do Projeto
xx
xx
xx
xx
xx
xx
xx

x

x

x

























Escolas sustentáveis
Plano de Ação
 Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos:

            Atendendo a legislação que orienta a implementação de políticas educacionais que estimulem a Preservação Ambiental, a Escola Manoel Belmino dos Santos realizou no ano de 2013 a sua 2º Conferencia do Meio Ambiente, para discutir junto com a Comunidade Escolar a escolha de ações voltadas para a educação ambiental e formação da Com - Vida (Comissão do Meio Ambiente e qualidade de Vida). Dentre os projetos/Planos de Ação apresentados na Conferência do Meio Ambiente, a plenária votou e aprovou o Projeto – Plano de Ação que contempla intervenções voltadas para o segmento “terra”.
            Partindo do pressuposto que a preservação ambiental é uma questão de educação, a formação do sujeito para interagir de forma adequada, consciente e respeitável com o meio ambiente ocorrerá, principalmente, dentro da escola. Mas, para isso é necessário que a escola reflita sobre o Projeto Político Pedagógico, e neste, que observe a composição do currículo da escola, avaliando continuadamente como é tratada a questão ambiental.
            Tendo como elemento disparador a 2º Conferência do Meio Ambiente, a escola não só reformulará o  seu Projeto Político Pedagógico, mas também irá com a implementação da Com – Vida, definir ações que serão desenvolvidas e reavaliadas permanentemente na escola para que o ensino e aprendizagem alcancem um nível de interação que reflita diretamente para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
            Conforme o manual para Escolas Sustentáveis, resolução CD/FNDE, nº18/2013, a  qualidade de vida a que se observa não se refere, especificamente, só ao meio ambiente, mas também nos aspectos físicos da escola e ao social. As ações a serem realizadas pela escola, orientadas posteriormente pela  Com – Vida oportunizará a construção de habilidades e competências para desenvolver ações visando um futuro sustentável.
            Para realização desses Projetos serão envolvidas todas as disciplinas, objetivando a formação integral, não só do aluno, mas de todos envolvidos nas ações. A primeira ação a ser realizada pela escola é incluir no Projeto Político Pedagógico da Escola um calendário com um cronograma de oficinas para o manuseio e reciclagem de resíduos sólidos como: plásticos, papelão, madeira, etc. Essas oficinas serão realizadas anualmente, no mês de Junho, em alusão a Semana do Meio Ambiente. Além das oficinas, serão realizadas  palestras, e distribuição de panfletos para  a conscientização e o desenvolvimento do hábito quanto ao tratamento do lixo, estimulando para a coleta seletiva e para a reutilização de produtos da maneira adequada. A escola se responsabilizará em adequar o espaço físico com conjunto de lixeira para coleta seletiva e cobrará ao poder público para que no entorno da comunidade escolar sejam implantadas lixeiras para coleta seletiva, incentivando ao surgimento de políticas adequadas a preservação ambiental.
            As demais ações serão voltadas para o incentivo e valorização da horticultura, promovendo o conhecimento de outras culturas que possam ser desenvolvidas na comunidade. Como exemplo, a primeira ação para este segmento será a construção de canteiros com garrafas PETI, recolhidas na própria comunidade. Esta ação também será permanente na escola e constará no P. P. P da escola, sendo utilizada como elemento disparador para o ensino e aprendizagem dos conteúdos disciplinares no currículo.
            Será construída na escola uma caixa de capitação com filtração, para reutilização da água servida na escola. A água será reutilizada para irrigação dos canteiros de hortaliças.
              





 
RELATORA ANTÔNIA MOZANIELE, ALUNA DO 9° ANO FAZENDO A ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL DE MEIO AMBIENTE
 Diretor : Manoel Marcelino Neto
Vice-Diretora:      Eunice Maria dos Santos Silva
PROFESSORES DA ESCOLA

PARTICIPANTES DA ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA

ALUNOS DO 9° ANO

GRUPO DE PRODUTORES DOS PRODUTOS NATURAIS DO ALTO DA SERRA LIGADO A FITOVIDA

PRODUTOS NATURAIS DO ALTO DA SERRA

PALESTRANTE: LEONEL DA GRAÇA GENEROSO, FALANDO SOBRE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL








COORDENADOR: EDILBERTO DAS NEVES DE OLIVEIRA APRESENTANDO O PLANO DE AÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL