quarta-feira, 18 de abril de 2012

Visita ao açude Enéas (Tupã).

      Na compreensão de que a contextualização do ensino resulta em uma aprendizagem significativa, realizou-se nesta sexta-feira passada, 13/04/2012, em uma das fases inicias do processo de investigação do objeto de estudo do projeto, uma segunda investigação "in loco" com a equipe pedagógica da escola e com os alunos do 9º ano. Durante a visitação foi esclarecido aos alunos que além de o projeto objetivar a preservação da área entorno do açude Enéas (Tupã), como também dos córregos que o abastece, se faz necessário esclarecer a contribuição histórica que o açude tem na formação da sociedade cerrocoraense.
      Como forma de legitimar a importância da intenção do projeto, convidou-se o Sr. Sinval, morador do Assentamento Santa Clara, vila "B", para fazer junto ao grupo uma retomada histórica de quando o açúde foi construido, esclarecendo de quem era a posse, de que forma era utilizado, desde quando privado, e informando as mudanças que ocorreram quando se tornou público, incorporado pelo INCRA em posse dos assentados.

Os alunos na saída para o açude.



"in loco"

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Parceria na Escola: Um reforço para a aprendizagem sobre higiêne e Saúde individual e coletiva!!

      Nesta segunda-Feira (16/04), o enfermeiro Kenio Lucena, lotado no posto de saúde do Assentamento Santa Clara 2, e o A.C.S Iranildo (Ninô), realizaram na E.M.M.B.S uma palestra cujo o tema era "A lavagem simples da mãos (profilaxia) e sua importância para o combate e a disseminação de doenças".
      A Palestra ocorreu às 9h, com um público de  148 crianças e 10 profissionais do magistério. Durante as palestras foram abordados os procedimentos higiênicos relacionados ao tema e distribuição de material informativo.
      Observe abaixo os registros (fotos e vídeos) sobre o evento.


O enfermeiro Kenio Lucena (camiseta amarela), lotado no posto de saúde do Assentamento Santa Clara 2, e o A.C.S Iranildo (Ninô, de camiseta branca)

Kenio Lucena explicando a necessidade da "PROFILAXIA" nas mãos. 



Mostragem para os (as) alunos (as) dos pontos de contaminação nas mãos.

Os (as) alunos (as) participaram...

ativamente,...

... e os (as) professores (as)...

...também !!



      Durante a palestra foram distribuidos materiais educativos sobre o tema, explicando como assear as mãos corretamente.





      E após a palestra, duas "humildes"produções de vídeo para esclarecer melhor as dúvidas sobre a importância na "limpeza das mãos"!!