A PROFESSORA MARIA JOSÉ ESTA DESENVOLVENDO UM PROJETO COM A TURMA DO 5° ANO DA E. M. MANOEL BELMINO DOS SANTOS, O TEMA ABORDADO É A TERRA UM PLANETA DINÂMICO.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Belmino dos Santos
Disciplinas abordadas: Ciências e Geografia
Professora: Maria José de Medeiros Silva
Plano de Aula: Terra um planeta dinâmico
Duração: 5 aulas
Objetivos:
v Perceber
que o planeta Terra vive em constante mudança.
v Conhecer o
movimento da água, do ar e das rochas como agentes ativos de dinamização no
Planeta.
v Identificar
as modificações ocorridas na paisagem local oriundas da erosão.
v Relacionar a Teoria da Tectônica de
Placas com eventos catastróficos, como terremotos e tsunamis, além de suas
localizações.
v Compreender as alterações sofridas na
vegetação pela ação vulcânica.
v Observar imagens virtuais e
informações que auxiliem na atividade proposta.
Temas
Transversais:
Ética: Uso e valorização
da fala como instrumento esclarecedor dos conteúdos.
Meio Ambiente: Perceber
as diferenças ocorridas através de ações dinâmicas (erosão, ciclo da água,
ventos, terremotos, vulcões) do Planeta global e localmente.
Saúde: Diferenças entre
ambientes que sofreram e/ou não ações de dinamização natural.
Pluralidade Cultural:
Diferentes formas de transmissão do conhecimento sobre os pontos de dinamização
estudados.
Material a ser utilizado:
v Pesquisa
em grupo sobre cada dinâmica abordada.
v Sucatas:
palitos de churrasco, garrafa e gargalo de pet, canudos de plástico, etc.
v Cartolinas,
isopor, placas de madeira, pincel, tinta guache, cola, papel, tesoura, fita
adesiva, canetas.
v Argila,
areia, pedras, planta.
1ª
Parte:
Leituras,
informações, orientações sobre pesquisa de cada dinâmica apresentada.
2ª
Parte:
Monitorar
execução de pesquisa.
3ª
Parte:
Construção
de maquetes de cada dinâmica pesquisada (ventos, ciclo da água, terremotos,
vulcões, erosão).
Conteúdos:
Leitura de textos sobre os temas;
Um
planeta chamado Terra;
As
camadas da Terra;
Planeta
dinâmico;
Leitura
e representação de mapas.
Metodologia:
Leitura
de imagens;
Recursos
audiovisuais;
Aulas
expositivas;
Imagens
virtuais e locais das dinâmicas;
Construção
de maquetes.
Avaliação:
Será mediada de forma continua verificando o processo de aprendizagem adquirido
durante o desenvolvimento do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário