ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Prefeitura Municipal de Cerro Corá – RN
CNPJ: 08.173.502/0001-26
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e
Desportos
Escola
Municipal Manoel Belmino dos Santos
Sítio Chã da Divisão, Cerro Cora/RN
PROJETO VIAGEM DE
ESTUDO
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: MARIA NILBA DE ARAÚJO SILVA E MARIA ROZINEIDE
DE FRANÇA SILVA
TURMAS ENVOLVIDAS: 4º E 9º ANO
DISCIPLINA: HISTÓRIA E ARTES
TEMA DO PROJETO: ARTE RUPESTRE AJUDA A ENTENDER A PRÉ-HISTÓRIA
1- JUSTIFICATIVA:
A arte rupestre é uma
das primeiras manifestações culturais da história da humanidade. Por meio de
inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças,
seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas,
carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas
pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural. Nelas, é possível
identificar, por exemplo, mudanças na busca pelo alimento: a coleta, as caçadas
associadas a esse ato e, por fim, a agricultura. O mesmo ocorre com a
descoberta e o aprimoramento técnico de utensílios e ferramentas de trabalho.
Os rituais de adoração de deuses e a crença dos povos pré-históricos também
podem ser mais bem compreendidos por meio desses registros. Muitas vezes, esses
povos pintavam a flecha atingindo o animal, pois acreditavam no poder de seus
desenhos para influenciar as caçadas.
A partir desses conhecimentos trabalhados em sala de aula,
surgiu a necessidade por parte dos alunos e professoras de visitar e ver de
perto algumas pinturas rupestres existentes aqui no município de Cerro Corá-RN
no Sitio Serra Verde.
2- OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos alunos
contato direto com as primeiras manifestações culturais da história da
humanidade com o intuito de aprofundar e enriquecer o conhecimento de forma
concreta a partir da visita a algumas inscrições rupestres no Sitio Serra
Verde.
3-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer e observar
com atenção as pinturas rupestres existentes nas rochas da caverna do Sítio
Serra Verde;
·
Imaginar como viviam
as pessoas há séculos;
·
Observar as
diferenças entre o modo de vida dos primórdios e o das pessoas de hoje;
·
Perceber-se como
parte integrante da cultura brasileira.
4-
CONTEÚDOS:
·
Arte Rupestre
(registros anteriores à escrita)
5-
METODOLOGIA:
·
Aulas expositivas;
·
Viagem de estudo.
6-
AVALIAÇÃO:
Observando a participação de cada aluno, mediante
demonstração de interesse, compromisso e responsabilidade de cada um, dando
ênfase ao tema abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário