ESCOLA MUNICIPAL
MANOEL BELMINO DOS SANTOS
Ensino Fundamental - 1º ao
9º ano e EJA
Chapa 1 -
GESTÃO DEMOCRÁTICA:
perspectiva de UMA EDUCAÇÃO
PARTICIPATIVA enfocando A
QUALIDADE do ensino aprendizagem
Gestores:
Luciano da Silva¹
Maria Edivânia da Silva²
Cerro Corá/RN
Dezembro/2015
_______________
¹Pedagogo
e Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica
²Pedagoga
e Especialista em Metodologia do Ensino
Introdução
Se
os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos,
planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.
Provérbio Chinês
A
Educação acontece em todos os níveis da sociedade e em todos os setores e vem
evoluindo, adequando-se as necessidades sociais, tanto na zona urbana como na
zona rural e, especificamente, no caso da Escola Manoel Belmino dos Santos, uma
Escola do Campo, faz-se necessário uma intervenção flexibilizada, enxergando as
contribuições socioculturais e econômicas do passado, compreendendo a sua
evolução e a partir de então aglutinar os novos conhecimentos, técnicas e
tecnologias, realizando uma “Fusão” que resulte na integração, inclusão e
atualização do conhecimento da Comunidade Escolar. As ferramentas de
democratização a Escola possui em sua maioria como o PPP (Projeto Político
Pedagógico), Regimento Escolar, Regimento Interno do Conselho Escolar,
Regimento da Com - Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na
Escola) e outros mecanismos representativos dentro de suas especificidades.
Acreditamos que é o dever da escola garantir o funcionamento pleno destas
ferramentas. Atualmente, entende-se que o processo de democratização da escola
envolve também na escolha de diretores, e isto tem contribuído muito para se
repensar a gestão escolar e o papel do diretor. Entendemos que o diretor é um
líder na comunidade escolar, um gestor público da educação e não mero
representante ou preposto de um determinado governo.
OBJETIVO GERAL
Propor a Escola
Municipal Manoel Belmino dos Santos uma gestão participativa com objetivo de
estabelecer metas que contribuam para a democratização e melhoria da qualidade
do ensino aprendizagem, norteado na proposta curricular e no Projeto Político
Pedagógico – PPP, visando criar condições que estimule em todos os alunos o
desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, culturais, desportivas e as
competências necessárias para a vida em sociedade.
METAS
Þ Diminuição
dos níveis de evasão escolar;
Þ Promoção
satisfatória nos 1º; 2º, 3º, 4º e 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino
Fundamental;
Þ Conscientização
e implantação da cidadania e da dimensão política;
Þ Envolvimento
e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
Þ Adequação
da elevação da qualidade de ensino;
Þ Unificação
de linguagens didáticas;
Þ Envolvimento
dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
Þ Alfabetizar
em todas as áreas;
Þ Preparar
para a construção do conhecimento;
Nenhum comentário:
Postar um comentário